Os Departamentos de Química da Universidade Federal de Sergipe – Campi Prof. José Aloísio de Campos e Prof. Alberto Carvalho, em parceria com o Programa Nacional Olimpíadas de Química (OBQ), irão promover a IX Olimpíada Sergipana de Química nos dias 06 de junho e 27 de julho de 2015.

A Olimpíada Sergipana de Química (OSEQUIM) tem como objetivos: Estimular os estudantes do Ensino Médio e Tecnológico, como também os professores deste segmento a refletir sobre a importância da Química para a sociedade; revelar talentos com vocação para a química; selecionar os representantes do estado de Sergipe para o exame de seleção da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) - fase brasileira que ocorre anualmente no mês de agosto e a Olimpíada Norte Nordeste de Química (ONNeQ).

A IX Olimpíada Sergipana de Quimica ocorrerá em duas etapas. A primeira etapa será uma fase seletiva e ocorrerá nos colégios no dia 06 de junho de 2015. As provas desta etapa terão um total de 25 questões de múltipla escolha. Serão realizadas diferentes provas compreendendo as modalidades A, B e C, para alunos do 1º, 2º. e 3º. anos do ensino médio ou tecnológico, respectivamente. Os alunos que atingirem a nota de corte estarão automaticamente classificados para a segunda etapa. A nota de corte será definida pela comissão organizadora de acordo com o desempenho geral na primeira atapa, e pode ser diferente para cada modalidade. As provas da segunda etapa serão classificatórias, e ocorrerão no dia 25 de julho de 2015 na UFS nos campi Prof. José Aloísio de Campos (São Cristóvão) e Prof. Aberto Carvalho (Itabaiana), além de alguns colégios distribuidos pelo estado, para minimizar o deslocamento dos estudantes. As provas desta etapa terão um total de 14 questões, sendo 10 questões de multipla escolha e 4 questões abertas. As inscrições estarão abertas de 01 a 30 de maio de 2015 no site www.obquimica.org/olimpiadas/estaduais, e serão feitas pelos próprios estudantes. É obrigatório o cadastro de ao menos um professor responsável para cada colégio, sem o qual não será possível aplicar a prova da 1ª. etapa. No site também encontram-se os programas das modalidades A, B e C. As provas da primeira etapa serão enviadas para os e-mails dos professores cadastrados com dois dias de antecedência, para que possam ser impressas e xerocadas. É de total responsabilidade dos colégios e professores a aplicação e correção das provas da primeira etapa, sendo para este fim fornecidos os gabaritos.

Os alunos, munidos de documento de identidade, realizarão as provas com duração de 3 (três) horas. O conteúdo da prova versará sobre conceitos teóricos e experimentais da Química do Ensino Médio. Os vinte melhores alunos da modalidade C (3° ano) e os dez melhores alunos das modalidades A e B (1° e 2° anos respectivamente) estarão classificados para a Olimpíada Brasileira de Química a ser realizada 29 de agosto de 2015. Os representantes da Olimpíada Norte Nordeste de 2016 serão os 50 alunos melhor classificados nas modalidades A e B da Olimpíada Sergipana de Química de 2015. Os classificados de cada modalidade receberão diplomas de HONRA AO MÉRITO e medalhas. Os professores dos alunos classificados também receberão diplomas.

 

ATENÇÃO:

 

-  A inscrição na Olimpíada é totalmente é gratuita;

- O transporte e alimentação dos alunos que participarem das etapas da  Olimpíada Sergipana de Química são de responsabilidade única e exclusiva do aluno, escola e/ou professor responsável;

- A impressão, aplicação e correção das provas da 1ª. etapa da IX OSEQUIM são de total responsabilidade dos colégios e/ou professores.

- O responsável pelos alunos durante as atividades da Olimpíada Sergipana de Química deverá permanecer nas proximidades do local de realização das provas;

- Em caso de empate, o critério será a idade do aluno, com prioridade para o aluno mais velho.

 

Na lista de nomes dos alunos ganhadores da OSEQUIM, será citado o nome da escola a qual o aluno pertence, bem como o nome do seu professor. Na lista de convocação para as fases Norte/Nordeste (ONNeQ) e brasileira (OBQ) também serão citados a escola de origem do aluno e o nome do seu professor. Estas informações serão extraídas do formulário de inscrição. Qualquer erro de digitação no nome dos participantes é de total responsabilidade do aluno.

As omissões ou dúvidas deste regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora da OSEQUIM, que também se reserva o direito de alterar datas ou locais, suspender o evento e acatar modificações ditadas pela Coordenação Nacional e estâncias superiores, que impliquem em alterações deste regulamento.